DICA DE SÉRIE

Minissérie espanhola da Netflix põe em pauta um tema perturbador

Baseada na série britânica Liar, Mentiras retrata as consequências devastadoras enfrentadas por uma mulher que denuncia um abuso sexual

Publicado em 11/09/2024

De acordo com o portal Magg, Mentiras é uma série espanhola, disponível na Netflix, baseada na série inglesa Liar, lançada em 2017, e conta a história de uma mulher que diz ter sido violada, mas na qual ninguém acredita.

O thriller, protagonizado por Ángela Cremonte e Javier Rey, tem uma temporada com seis episódios, com cerca de 50 minutos cada. A série demonstra, na primeira pessoa, todas as situações pelas quais uma mulher passa depois de denunciar uma violação. Não só é julgada antes do abusador, como é condenada a um sofrimento constante numa sociedade em que ainda predomina a palavra de homens com poder.

A atriz Ángela Cremonte interpreta Laura Munar, uma professora de literatura convidada para jantar pelo Dr. Xavier Vera (Javier Rey), pai de Lucas (Óscar Ortuño), um dos seus alunos. Xavier Vera é um homem respeitado por todos e é o médico que atende a irmã de Laura, Cata (Manuela Velasco), que fica encantada. Mas o final desta história não é feliz.

Depois de terminar um relacionamento de 13 anos, Laura decide jantar com Xavier Vera. Na manhã seguinte, sente que algo de mau aconteceu, apesar de não se lembrar de detalhes. Laura afirma ter sido violada e, a partir daqui, ninguém acredita na sua versão, mas sim na do homem. Os exames médicos após a noite do sucedido não demonstram sinais de violência e, apesar de convencida do abuso sexual, Laura não se lembra claramente do que aconteceu para explicar o que houve.

Em entrevista à Infobae, a atriz Ángela Cremonte conta como as ‘mulheres são duplamente vitimizadas’, já que elas são culpadas, em vez de serem consideradas vítimas. Além disso, Laura é constantemente obrigada a reviver os acontecimentos, com as constantes perguntas de ‘será que a sua saia não era muito curta?’ ou ‘mas teve muita química no jantar?’, revelando que é feito um julgamento público antes do julgamentos dos tribunais.