Reprises de Erros

Retorno da TV Colosso: boa ideia mas no canal errado

Estratégia não é mais o forte da Globo levando a prejuízos e queda de audiência

Publicado em 12/09/2024

A Globo vem demonstrando que perdeu um de seus maiores diferenciais positivos, que é a precisão estratégica baseada em pesquisas e aplicação em calendário. Entre os equívocos recentes, o final da novela Renascer teve de ser encurtado por conta da transmissão da Seleção Brasileira, assim como o segundo capítulo da sucessora Mania de Você também precisou ser reduzido devido a uma transmissão de futebol.

Antes, isso jamais ocorreria, pois as datas eram cuidadosamente estudadas. Embora os tempos tenham mudado, assim como a multiplicação de possibilidades de canais exibidores dentro da mesma empresa, o retorno da icônica TV Colosso foi programado para o Canal Viva.

O público da TV por assinatura é altamente segmentado. Mesmo sendo uma reprise, o Viva está profundamente identificado com as novelas e seriados, majoritariamente voltados para adultos. Ou seja, tirando algum saudosista, a atração não irá conquistar um novo público que poderia se interessar pelo conteúdo, principalmente pela carência de conteúdo infantil atualmente.

Portanto, seria muito mais estratégico se fosse programada para um dos canais infantis do grupo, o Gloob ou o Gloobinho, de forma a apresentar e atrair uma nova audiência para o original da década de 90.

Inicialmente, foram selecionados 40 episódios do acervo da emissora. A atração, que se passava nos bastidores de uma emissora de televisão totalmente comandada por cachorros, ocupou as manhãs da Globo entre os anos de 1993 e 1997.